domingo, 6 de dezembro de 2009

Metamorfose Ágil

Oi,

Venho passando por uma metamorfose nos últimos meses.

Uma metamorfose que está mudando definitivamente a minha maneira de pensar, trabalhar, falar e agir.
Uma metamorfose que iniciou após anos de confinamento e servidão a práticas que me cegavam a cada novo projeto de software.
Cronograma, Fase de levantamento, fase de especificação, fase de documentação, diagramas múltiplos, casos de uso extensos e detalhados, fase de testes, fase de homologação, distancia dos usuários, todos estes termos eram correntes pesadas que me prendiam ao mundo waterfall.

No entanto após conhecer o manifesto ágil, comecei a repensar os conceitos citados anteriormente, e comecei a buscar alternativas para a condução e desenvolvimento dos projetos de software.
Atualmente eu troquei as práticas citadas acima por, planejamento de entrega realista, TDD, integração contínua, participação ativa dos usuários, documentar o que precisa ser documentado, lições aprendidas a cada duas semanas, foco no ROI, auto gestão, programação em pares, dentre outras.
Acredito que após ter sofrido esta metamorfose terei muito mais responsabilidade com meus atos e ações nos projetos. Isto porque sempre defendi aquilo que acredito e não será diferente com o manifesto ágil, por isto terei que me preparar muito bem para não me contradizer quando precisar defender ou sugerir meu novo ponto de vista.

Espero ter sucesso nesta nova empreitada.

[]'s

Ricardo Simões

Nenhum comentário: