segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Qualidade Interna não é negociável!!!

Olá Pessoas!

Atualmente estou a estudar o
SCRUM. Nestes estudos encontrei o livro "Scrum e XP direto das trincheiras", é um livro extremamente prático e didático, ótimo para quem está começando, como eu.

Em uma das minha leituras encontrei a declaração abaixo:

"Generally speaking, a system with high internal quality can still have a
low external quality. But a system with low internal quality will rarely
have a high external quality. It is hard to build something nice on top of a
rotten fundament."


Logo após o autor explica:

External quality is what is perceived by the users of the system. A
slow and non-intuitive user interface is an example of poor
external quality.

Internal quality refers to issues that usually aren’t visible to the
user, but which have a profound effect on the maintainability of
the system. Things like system design consistency, test coverage,
code readability, refactoring, etc.

Após esta declaração o autor comenta que a "Qualidade Interna" não é tema de discussão sobre o escopo de um projeto ou requisito, pois é responsabilidade da equipe manter a qualidade do sistema sob todas as circunstâncias e isso simplesmente é inegociável.

Resumindo, PARE de achar que tudo que você desenvolve resume-se a um único método ou uma única classe, ou ainda pior, a um monte de classes que só espalham código sem o mínimo de coesão, rastreabilidade e possibilidade de escalabilidade.

Ao invés disto, pesquise, leia, discuta, teste, ouça. Existem muitos recursos em livros, sites, artigos, blogs que vão ajudá-lo a encontrar argumentos suficientes para fazer da "Qualidade Interna" um tema inegociável em seus projetos.

Pense nisso!

[]'s

Ricardo Cunha

Nenhum comentário: